Organize sua loja e prepare sua equipe para receber a demanda mais aguardada de todo o ano

Dezembro chegou e o comércio se prepara para receber os milhares de consumidores que deverão utilizar a renda extra do período para, por exemplo, viajar, presentear ou comprar um novo eletroeletrônico. Mas como o lojista deve se organizar para esse período? Veja as dicas abaixo e se prepare para fechar o ano no azul!

Organização do ponto de venda

A preparação do ponto de venda para receber os clientes no fim de ano pode começar antes mesmo do que você imagina. Considere:

  • Organização da loja/empresa

Organize a loja de maneira diferenciada para facilitar o rápido atendimento. Analise se serão necessários mesas de apoio, mais produtos em exposição ou um estoque mais bem localizado. Esse conjunto de fatores agiliza o dia a dia da loja.

  • Vitrine

Com a correria do fim de ano é comum que o lojista esqueça da parte mais importante da loja: a vitrine. Muitas vezes as vitrines ficam com espaços sem produtos ou são mal executadas. Isso afasta os clientes, que estão sempre em busca de oportunidades de compra. É bom lembrar que a vitrine contribui significativamente na decisão para que ele entre ou não na loja.

  • Produto

Abasteça a loja antecipadamente e focalize no histórico do ano anterior, considerando necessidade de crescimento.

  • Preços

Precificar todos os produtos facilita o atendimento. Assim os clientes conseguem rapidamente se orientar de acordo com o que estão buscando.

 

De nada adianta uma loja organizada se a equipe não estiver preparada para receber os clientes. Você deve avaliar se a equipe atual está apta a atender à demanda. Em caso negativo, será preciso fazer a contração de temporários e capacitá-los.

Veja abaixo outras dicas para o período:

– promova uma integração entre os antigos e novos colaboradores;

– mostre aos efetivos que os temporários foram contratados para ajudar, e não para ser concorrentes internos;

– pense na melhor estratégia de distribuição da comissão entre a equipe, bem como as funções de cada um e escalas de horários e folgas;

– realize os treinamentos que são importantes para o período, como vendas, visual merchandising, tendências e Código de Defesa do Consumidor;

– informe a equipe sobre o cenário do fim de ano, quais são os desafios e os resultados esperados;

– por fim, motive a equipe de vendas. Programe premiações agressivas, metas e super metas. Não esteja focado somente na operação. Boa parte do resultado está nas mãos de sua equipe.

Demandas de final de ano.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s