O cheiro de cada lembrança é como uma máquina do tempo das sensações. Bastam apenas poucos segundos para que os aromas nos façam reviver experiências — sejam elas boas ou ruins. Os especialistas já confirmaram: a memória olfativa é uma das mais duradouras, ultrapassando a capacidade da visão e da audição de reter referências.
A intensa conexão entre o cérebro e o olfato gera recordações imediatas. A neurocirurgiã Michelle Nuback, da Aliança Instituto de Oncologia, explica que o nosso olfato está diretamente ligado ao sistema límbico – parte do cérebro onde se concentram as memórias e local de onde surgem as emoções. Por isso, ao sentir um determinado cheiro, as lembranças são ativadas.
A especialista ainda ensina o porquê de os cheiros serem um gatilho mais forte para lembranças quando comparados à visão. “O bulbo olfativo, responsável por processar os aromas, está em uma região do cérebro mais próxima do local onde são acionadas as memórias e emoções”, conclui.
Interessante, não é mesmo?
É por isso mesmo que ao procurar uma ferramenta que ajude a criar um vínculo entre marca x cliente, o marketing olfativo é o mais indicado 😉
Entre em contato!